Sexta-feira, 1 de Junho de 2007

Que dia de Criança?!

Hoje é o dia Mundial da Criança.

Para que não esqueçamos, que devia ser todos os dias.

Foto de Augusto P.Gil - Cabo Verde 2006

Que dia de Criança?!

 

Passo por ti,
Numa rua qualquer,
De uma cidade qualquer,
Que poderia ser do meu País.
 
Os teus olhos,
De inocência,
Grandes e doces...
De olhar de pesar,
Fitam-me, com réstias de esperança.
 
Fraquejo, e desvio o olhar
Por momentos...
Alternando,
Perdido, no chão que piso.
 
Insistes, com o teu olhar
Triste e suplicante.
De cara suja,
De lágrimas roliças.
De cabelo sujo e revolto.
De roupas gastas,
E descalço
Estendes a mão...
 
De mão estendida,
Suplicas,
por uma esmola...
do tamanho do teu pequeno mundo,
da tua curta vida,
e da minha grande indiferença.
 
Passo por ti,
De ar indiferente,
De coração pesado,
De vergonha.
 
Descalço
E calção roto,
De cara suja,
Acompanhas-me
De mão estendida,
Numa ladainha de miséria,
Suplicas...
Uma esmola,
Uma moeda,
Perdido e só, no mundo
Sem eira nem beira,
Apenas com a esperança, como companheira.
 
Cada passo que dou,
Mais a vergonha me pesa.
 
Não são as moedas,
Nem um bocado de pão
Que me alivia.
Nem a vergonha que sinto,
Nem a indiferença que mostro
É uma raiva, contida
Como os soluços, que abafas
Em sonhos de criança.
 
Numa rua qualquer,
De uma cidade qualquer,
Que podia ser do meu País,
Passo por ti.
 
De mão estendida,
Choras a vida desmedida
A amargura do teu fado,
E eu passo ao lado...
Indiferente...
 
Quantas crianças...
Quantas vidas...
E quanta indiferença
Tal  o egoísmo,
Que nasceu em nós.
 
No teu dia de criança
Nasce a esperança.
Em mim,
Apenas lembrança.

Augusto P.Gil®


  

música: Paulo Carvalho - Os meninos de Huambo
sinto-me: Contente, é o meu dia...!
publicado por Augusto P.Gil às 01:23
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De carmemzita a 1 de Junho de 2007 às 20:39
Se a tua atitude fosse
de verdadeira indiferença...
Não trarias contigo
este poema
meu amigo,
no coração
e na
lembrança.

Um beijinho
CarmenZita
De Daniela Costa a 5 de Maio de 2008 às 11:05
Amei... está simplesmente divinal....PARABÉNS!!!

Comentar post

.Mais sobre mim

.Dezembro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Respeite os Direitos de Autor

Todos os direitos reservados ao autor sendo proibida a sua publicação sem autorização prévia

.Links

.tags

. todas as tags

.Posts recentes

. Desejo

. ...

. Virar de Pagina

. Dezembro

. Estou de Regresso

. Encontro-me numa profund...

. Calor Intenso

. Ano Novo . o Virar de Mai...

.Favoritos

. ALGURES, JUNTO DE MIM...